Pesquisas

 Pesquisas que consideram o referencial teórico do letramento racial crítico

FERREIRA, A. J. (2014). Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: Narrativas e Contranarrativas de Identidade Racial de Professores de Línguas. Revista Da ABPN,  6 (14), 236-263.

FERREIRA, Aparecida de Jesus (2015a). Letramento Racial Critico Através de Narrativas Autobiográficas: Com atividades Reflexivas. Ponta Grossa, Pr: Editora Estúdio Texto.

FERREIRA, Aparecida de Jesus (2019). Social Identities Of Black Females In English Language Textbooks Used In Brazil And Cameroon: Intersectionalities Of Race, Gender, Social Class And Critical Racial Literacy. Revista X, v. 14, n. 4, p. 20-40.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Autobiographical narratives of race and racism in Brazil: Critical Race Theory and language education. Muitas Vozes, v. 4, n. 1, p. 79-100, 2015c.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015a.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas Autobiográficas de Professoras/es de Línguas na Universidade: Letramento Racial Crítico e Teoria Racial crítica. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas, SP. Pontes Editora, p. 127-160, 2015b.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de Línguas Revista da ABPN• v, v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014.


ALVES, Samantha dos Santos. Letramento Racial Crítico e práticas educacionais no ensino fundamental do município do Rio de Janeiro: A formação continuada de professores da sala de leitura e suas narrativasDissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). 218, 160f. CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2018.

GONÇALVES, Sabrina Aparecida; ROMERO, Tania Regina de Souza; AMORIM, Marcia Fonceca. Autobiografia docente: o percurso da construção da identidade étnico-racial na formação de uma professora. Travessias, v. 14, n. 1, p. 281-298.

MOSLEY, Melissa. ‘That really hit me hard’: moving beyond passive antiracism to engage with critical race literacy pedagogy. Race Ethnicity and Education, v. 13, n. 4, p. 449-471, 2010.

NASCIMENTO, Daniela Araujo. A Temática Étnico-Racial Em Projetos Pedagógicos De Cursos De Licenciatura Em Letras Do Rio De Janeiro. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). 2017, 133f. CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2017.

NASCIMENTO, Noemia De Lourdes. Na Minha Pele: Uma Análise Sob A Perspectiva Do Letramento Racial. Dissertação (Mestrado em Letras). 2019, 158f. Universidade Federal De São João Del-Rei, São João del Rei.  2019.

NETTO, Carolina Angélica FerreiraPor Uma Educação Antirracista: O Teatro Do Oprimido Como Ferramenta De Percepção E Transformação Da Realidade De Meninas Negras. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). 2018, 186f. CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2018.

OLIVEIRA, Keila de. Letramento racial crítico nas séries iniciais do ensino fundamental I a partir de livros de literatura infantil: os primeiros livros são para sempre. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). 2019, 174f. UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2019.

PEREIRA, Ariovaldo Lopes; LACERDA, Simei Silva Pereira. Letramento racial crítico: uma narrativa autobiográfica. Travessias, v. 13, n. 3, p. 90-106. 2019.

RIBEIRO, Elivan Aparecida. "Ela Parece A Empregada Da Minha Casa": A Relevância Do Letramento Racial Crítico Para A Formação. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). 2019, 195f.  UFLA. 2019.  

ROSA, Sonia. Literatura Infantil Afro-Brasileira Como Letramento Racial E Fortalecimento Das Identidades Negras: Uma Narrativa Autobiográfica. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). 2019, 122f. CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2019.

SILVA, Fernanda Pereira. Super-Heróis Negros E Negras: Referências Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais E Ensino Da História E Cultura Afro-Brasileira E Africana. Dissertação (Mestrado em  Relações Étnico-raciais). 2018, 156f. CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2018.

SILVA, Heloise da Costa. O PROJETO ENTRELIVROS: (Re)construindo identidades negras a partir da afroperspectividade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). 2019, 191f. CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2019.

SOUTA, Marivete. “Quando me dei conta de que era negra (o)/branca (o)?”: um estudo a partir de relatos autobiográficos de estudantes adolescentes. 2017, 234f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2017.

WOGINSKI, Gilson Rodrigo. Práticas pedagógicas em LEM-espanhol : contribuições para reflexões étnico-raciais via gêneros textuais e letramento racial crítico. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas). 2018, 98f.   UEL. Universidade Estadual de Londrina. 2018.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário